10 álbuns solos de músicos famosos por suas bandas 🕺
Seja por separações definitivas, hiatos, divergências criativas ou experimentações, músicos famosos por suas bandas lançam trabalhos solos que nem sempre são lembrados pelo público em geral; o peso do nome de certas bandas acabam muitas vezes por ofuscar talentos individuais. Somado a isso, cada grupo possui um nicho comercial, um modus operandi dentro da indústria que nem sempre reflete as preferências e gostos de seus membros. Adoro procurar trabalhos nessa categoria e por isso, separei nessa singela listinha 10 álbuns solos de músicos famosos por suas bandas.
1. Wild Seed (1995) é um ótimo álbum do vocalista do a-ha, Morten Harket. Lançado durante o primeiro hiato da banda, o álbum é bastante introspectivo e poético. Eu sou apaixonada por todas as músicas e já escrevi uma newsletter somente sobre ele.
2. Stranger in this Town (1991) é um álbum simplesmente magnífico do ex- guitarrista do Bon Jovi, Richie Sambora. Também lançado durante um hiato da banda, Stranger in this Town é composto majoritariamente por baladas e letras potentes e os vocais do Sambora são perfeitos e impressionantes. Ah, o estilo cowboy (embora não seja novidade) com botas e calças de couro dá um tom especial
3. Nesse mesmo período, Jon Bon Jovi lançou Blaze of Glory (1990). As músicas fazem parte da trilha sonora de Young Guns II (1990), filme de faroeste cheio de figurinhas cobiçadas da época como Emilio Estevez, Kiefer Sutherland e Christian Slater.
4. Ace Frehley (1978) é um álbum magnífico do ex guitarrista do Kiss. Na ocasião, todos os então membros da banda - Paul Stanley, Gene Simmons e Peter Criss - lançaram álbuns solos, mas por algum motivo o do Ace foi o que mais me marcou, sendo o meu favorito.
5. A inesquecível e incomparável voz do Led Zeppelin, Robert Plant, também fez trabalhos incríveis em sua carreira solo. Fate of Nations (1993) é um álbum delicioso que embalou minhas andanças de bike durante a madrugada.
6. David Gilmour lançou em 1978 um álbum que carrega seu nome. Esse é o primeiro trabalho solo do ex-guitarrista/vocalista do Pink Floyd e é simplesmente uma porrada. As letras são lindas e pesadas e a voz suave e retumbante do Gilmour dão um peso único à obra.
7. Boys and Girls (1985) é o sexto álbum solo do Bryan Ferry, ex-vocalista da Roxy Music. Para quem gosta de baladas estilo love songs para dançar agarradinho com a varoa e é slave to love - ou seja, gado/emocionado - esse disco é perfeito.
8. Flowers in the Dirt (1989) é o oitavo álbum do Paul McCartney e o primeiro que eu ouvi do cantor. Confesso que conheço o Paul majoritariamente pelos Beatles, mas esse trabalho me deu vontade de investigar mais sobre sua extensa carreira.
9. Bella Donna (1981) é o primeiro álbum solo de Stevie Nicks. Nessa altura, ela já tinha vários discos excelentes como vocalista do Fleetwood Mac como o Fleetwood Mac (1975) e o emblemático Rumours (1977). É nesse trabalho que Nicks lança a famosa Edge of Seventeen e Stop Draggin' My Heart Around em colaboração com o Tom Petty.
10. French Kiss (1977) o primeiro álbum solo do Bob Welch, ex Fleetwood Mac, é precioso. As letras são incríveis e a linha de baixo em Ebony Eyes é absurda.
💿Bônus💿
Coverdale/Page (1993) embora não seja exatamente um álbum solo, já que é assinado pelo David Coverdale e pelo Jimmy Page é um disco produzido durante um hiato do Whitesnake e muitos anos após o trágico e patético término do Led Zeppelin. Um álbum deveras perfeito.
P.S: Qualquer dia faço um apanhado desses com álbuns solos brasileiros.
Me conta: você conhece algum álbum solo muito bom de músicos conhecidos por suas bandas? Você pode responder esse e-mail ou me contar no instagram. Adoraria saber!
É isso por hoje, tchau.