Esses são os discos mais ouvidos do mês de janeiro/24 nesse bat-canal, segundo o Spotify.
O escolhido da vez foi 🥁 rufem os tambores 🥁Achtung Baby (1991) do U2.
O excesso de informação no mundo me deixa meio tonta. Por outro lado, é exatamente isso que me encanta; sempre tem algo novo para ser descoberto. Com o U2 não foi diferente. Lembro de ouvir falar deles na televisão com certa frequência quando eu era criança, mas nunca tinha me interessado o suficiente para ouvi-los com atenção. Até que em novembro do ano passado, durante uma das madrugadas calorentas que atravessei escrevendo minha dissertação, uma rádio europeia tocou Stuck in a Moment You Can’t Get Out Of. Os dias e as noites eram mais quentes que o inferno, foi bem naquela época de temperaturas acima dos 40 graus, e para disfarçar o calor eu acessava o Drive&Listen, escolhia alguma cidade bem gelada na Europa, sintonizava em alguma rádio local e assistia alguém dirigir no meio da neve nos intervalos da escrita.
Dei um Google na Stuck in a Moment… assisti ao clipe e gostei BASTANTE. Isso foi o suficiente para o algoritmo me indicar outra música, a Stay (Far Away, So Close!). Fiquei impressionada com a beleza do clipe, com a melancolia e com a lembrança que saltou na minha mente: a chamada de Wings of Desire no TeleCine Cult. Lembro muito bem de um frame que aparecia na propaganda: um homem com asas em um lugar alto olhando para baixo.
Nada disso é coincidência: Wim Wenders, diretor de Wings of Desire (1987), também é o diretor do videoclipe de Stay (Far Away, So Close!) que está inclusa na continuação do filme citado. Poderia falar muito ainda sobre isso, mas como já me alonguei contando como cheguei até aqui vamos pular para o que realmente interessa.
A U2 é uma banda irlandesa formada por Paul David Hewson OBE OL mais conhecido como Bono Vox (vocalista), David Howell Evans OL a.k.a The Edge (guitarrista), Adam Clayton (baixista) e Larry Mullen Jr. (baterista) em 1976. Com apenas 14 anos, Larry Mullen Jr. colocou alguns cartazes na escola Mount Temple Comprehensive High, em Dublin, anunciando que procurava alguns músicos para sua nova banda, sendo que Bono, The Edge e Adam se candidataram.
Em 1980 a banda lança seu primeiro álbum intitulado Boy sucedido por alguns discos bem sucedidos. A ascensão da banda sofreu um abalo com o álbum Rattle and Hum de 1988 que não foi bem recebido pelo público e representou o desenvolvimento de uma crise na banda que passava por diferenças criativas e problemas pessoais dos membros. Quando Achtung Baby começou a ser gravado em 1991, no Hansa Studios em Berlim o clima não era dos melhores. A escolha por gravar na capital alemã não foi ao acaso: o grupo esperava que a recém queda do Muro de Berlim, em 1989, ventilasse novas ideias para uma reinvenção musical. De certa maneira isso aconteceu, mas não foi esperança que os músicos encontraram e sim um espectro sombrio, depressivo e desolador.
Embora o álbum tenha sido gravado no Hansa Studios, o U2 transitou entre alguns locais para produzir as músicas, alugando até mesmo uma mansão na Irlanda para esse fim. A banda acreditava que um ambiente maior e mais descontraído contribuiria com o processo criativo, estratégia que realmente funcionou. Entre idas e vindas, algumas fitas com as novas composições foram roubadas em um hotel em Berlim e vazadas em uma série de bootlegs.
Em relação aos trabalhos anteriores do quarteto, Achtung Baby é um álbum de sonoridade mais próxima ao rock industrial e da música eletrônica. As letras são profundas e introspectivas com um tom de sarcasmo e desapontamento. Acho que muito dessa minha percepção vem dos videoclipes e de um dos shows da Zoo TV Tour, turne de divulgação do disco, gravado em Sydney, Austrália, em 1993.
Na era Achtung Baby, Bono evoca The Fly, uma espécie de alter ego que vestido de vinil dos pés a cabeça e com óculos enormes no rosto, encarna um rockstar no auge do brilhantismo. Durante a Zoo TV Tour, The Fly se apresentou e teve duas companhias. O primeiro é The Mirrorball Man, uma espécie de televangelista cowboy de terno prateado e chapéu que acompanhou a banda durante os shows realizados nos EUA. Logo após, na segunda fase da turnê realizada na Europa, The Mirrorball Man sai de cena e dá espaço a Mr. McPhisto, a junção de Mefistófeles e McDonald’s, que vestindo um terno dourado, chifres vermelhos e rosto assustadoramente branco, faz ligações no palco para celebridades e autoridades. Mr. Mcphisto é sacana, abusado, expondo a mediocridade e hipocrisia da mídia e da política na qual se criou.
Eu realmente gosto de todas as faixas, mas devo confessar que minha favorita do disco é One. Muita coisa, muita mesmo, já foi escrita sobre rompimentos, mas sempre há uma metáfora nova para falar sobre essa experiência. Foi exatamente isso que experimentei com One. Todo fim é uma desunião independente do motivo ou da natureza.
Na Rolling Stones, Bono disse:
A ironia do título de 'One' é que a banda não estava muito próxima na época. 'One' é tão poderosa porque significa que ela é raivosa, dolorosa, calorosa e curativa ao mesmo tempo. É uma canção sobre a desunião escrita contra um pano de fundo de reunificação. Bono Vox na Rolling Stones em 2021.
Em outra ocasião, Bono acrescenta:
É uma canção sobre a união, mas não a velha ideia hippie de 'Vamos todos viver juntos'. É, de fato, o oposto. É dizer, somos um, mas nós não somos os mesmos. Não é dizer querer se dar bem, mas que temos que conviver neste mundo para sobreviver. É um lembrete de que não temos escolha. Fonte.
O engraçado é que aparentemente One é tocada em casamentos com certa frequência. Se você jogar no Youtube as palavras chave “One” “U2” “Casamento”, diversas versões supostamente preparadas para a ocasião são apresentadas. Dizem que em relação a isso Bono certa vez disse: "Você está louco? Trata-se de divisão!"
A capa de Achtung Baby foi criada pelos artistas Steve Averill e Shaughn McGrath. A junção de várias fotos independentes simboliza a mudança nos caminhos musicais da banda já que até então as capas anteriores eram compostas por uma única foto. As sessões de foto, feitas pelo fotógrafo Anton Corbjin, foram realizadas em Berlim, em Tenerife na Espanha, em Dublin na Irlanda e no Marrocos.
Como eu disse, a quantidade de informações no mundo me irrita ao mesmo tempo que me encanta, mas é graças a isso que sempre há espaço para surpresa. Eu realmente me encantei com o U2 pois jamais imaginei a complexidade e o carisma de suas músicas. Se assim como eu você ainda não tinha dado atenção para o U2, por favor, give me one more chance, and you'll be satisfied.
⭐recomendações que ninguém pediu⭐
❤️War (1983) do U2
Não foi o meu escolhido da vez, mas adorei a pegada new wave.
❤️Chemtrails Over the Country Club (2021) da Lana Del Rey
Tudo nesse álbum é lindo: desde o título, as músicas, os clipes e os photoshoots da rainha.
❤️Artpop (2013) da Lady Gaga
Não entendo até hoje porque esse disco levou tanto hate.
❤️The Final Countdown (1986) do Europe
Quem é do interior com certeza já ouviu a música título do álbum em exposições agropecuárias.
❤️Serei redundante recomendando a-ha? Serei, mas não tem o que fazer então fiquem com East of The Sun, West of the Moon (1990)
É isso por hoje, tchau.
🚨Está sabendo da novidade?🚨
Agora a resenhas que ninguém pediu tem um clube literário!
Todo mês, uma biografia musical para lermos juntos e discutirmos em uma reunião no Meet!
Amanhã, dia 01 de março, as 20h (horário de Brasília) vamos ler Só Garotos, da Patti Smith. Ainda dá tem de participar! É só se inscrever no link abaixo!
✨ Leia também minhas outras publicações na Querido Clássico e na cidade do pé junto! ✨